Veja como é fabricada nossa cerveja!

1. INGREDIENTES

O primeiro passo é a seleção dos ingredientes.
O que define uma boa cerveja é a medida certa entre maltes diversos (que fornecem o açúcar a ser transformado em álcool e gás carbônico), o lúpulo (dá sabor e aroma à cerveja), a levedura (dona da fermentação) e a água!

2. MOENDO &
MISTURANDO

O malte precisa ser moído, mas apenas para quebrar sua casca, e misturado à água quente. Numa razão de 3 litros d’água (a 45ºC) para cada 1kg de malte moído é dado o início ao processo de mosturação ou brassagem, que consiste na elevação da temperatura, obedecendo patamares de repouso, até alcançar 78ºC. Esse processo é conhecido como Rampa de Brassagem, e é diferente para cada tipo de cerveja. Nele, o amido presente nos grãos de malte é convertido em açúcares diversos.

3. Pode vir quente
que eu estou fervendo

O mosto (mistura de água e malte) deverá ser filtrado e a parte líquida fervida a 100ºC. Neste momento é adicionado o lúpulo, que pode ser em folhas, extrato ou pallets - folhas prensadas. O processo dura cerca de 1 hora e é quando o mosto é esterilizadoe tem o seu sabor estabilizado.

4. Resfriamento
& Leveduras

Em seguida, o mosto é resfriado (cerca de 18ºC) e recebe as leveduras, que são o “fermento cervejeiro” . Como o mosto foi fervido no passo anterior, ele perdeu todo seu oxigênio, e as leveduras precisam dele para sobreviver e trabalhar.
Por isso, o O2 é bombeado para a mistura.

Lúpulo

5. Fermentando

Durante 4 a 7 dias as leveduras vão consumir o açúcar do mosto, transformando-o em gás carbônico e álcool. A temperatura é controlada de acordo com o tipo de cerveja. Ao final, elas floculam e decantam, se depositando no fundo do recipiente.

Lúpulo

6. Maturação:
Agora é só esperar!

Retiradas as leveduras, a cerveja fica em maturação de 7 a 20 dias, dependendo do tipo (de 0 a 6 ºC). Durante esse tempo, pode-se acrescentar dose extra de lúpulo (técnica conhecida como Dry Hopping), o que potencializa o aroma. Depois disso, temos o produto final na forma de cerveja ou chopp.

7. Pasteurização

A cerveja engarrafada precisa ser pasteurizada, durando até 1 ano. Ela é aquecida a altas temperaturas e depois resfriada, eliminando os micro-organismos presentes. O chopp não passa por essa fase e dura cerca de 10 dias, conservando todas as substâncias da fermentação.